1º dia (02 e 03/01/2011)

Foi criada na nossa última viagem, uma tradição nas difíceis escolhas de viagem entre eu e o Raul. Quando surge uma dúvida que não há discussão que acerte, nós jogamos cara ou coroa. Assim foi decidido o caminho pela BR-101 em detrimento da 116. Após algum atraso na saída, saímos de Curitiba às 22h com o Lucas dirigindo. Muita chuva na estrada. Fizemos apenas uma parada para ir banheiro, assim chegamos a Torres/RS após 575km e 8h com o Lucas na direção.

Primeira parada

Comemos uns pacotes de bolachas, esgotamos a água do assoalho e vimos um ônibus de turismo argentino sair do mesmo posto. Eu assumi a direção a partir daqui.
Lucas tirando a água do assoalho

Na altura de Porto Alegre havia uma saída lateral para continuar na BR-101 e uma grande e preferencial entrada num túnel de aproximadamente 1km de extensão em direção à capital gaúcha pela BR-290. De tanto entusiasmo com o túnel, perdi a entrada e o próximo retorno ficava a "alguns" quilômetros a frente... tsc, tsc... Como o Lucas queria visitar o sr. Edgar da Port Marine nessa cidade e comprar uma bandeira do Brasil, decidimos seguir logo para esse destino e continuar o restante pela 116.

Túnel para Porto Alegre a partir da BR-101 (onde "diversificamos" o caminho)
O Lucas comprou a bandeira. Porém, como ainda haviam algumas pendências bancárias a serem resolvidas e já eram passada das 9h, nós ainda comemos um pão (Vitor), um salgado (Juliana) e uma rosca de polvilho (Raul) na padaria e "lancheria" e esperamos as 10h para acertar tudo ali mesmo



Nos perdemos um pouco na saída da cidade (O GPS queria nos jogar numa contr-mão) mas saímos! Após algum tempo paramos novamente para ir ao banheiro. Esgotamos mais um pouco de água do assoalho e tocamos em frente. Passei a direção para o Raul uns 30km depois, só que ele ficou muito tenso por causa do carro (folga do volante, turbulência dos caminhões no sentido contrário, etc...) e sonolento por causa das retas intermináveis e acabou me devolvendo a direção.
Almoçamos junto a um posto de pedágio, no posto de assistência ao usuário. Uma delícia de miojo com PTS (proteína texturizada de soja). Assim já pudemos testar o fogareiro com liquinho (bujão de gás de 2kg) e descobrimos que o "Via Fácil" (ferramenta para pagar o pedágio sem parar) está em fase de conclusão de acordo com empresas do Chile e Uruguay. Até o ano que vem quem conta com esse dispositivo também contará com essa facilidade nesses paises.


Almoço no posto de pedágio/RS


Aqui, depois de Pelotas, a paisagem dos pampas começou a ficar mais interessante. O único porém é a difícil convivência do homem com a natureza: O gado e as plantações dominam a paisagem, há poucos habitats naturais e as estradas. Quando os animais tentam atravessá-las, muitos morrem. Contei uma média de um a cada 5km pr;oximo de uma reserva, a maioria de pequeno porte (pica-paus, andorinhas, mãos-peladas (guaxinins), cachorros-do-mato e uma tartaruga), para dizer a verdade, só vi um grande, um cavalo que jazia na beira da estrada.


Pampas gaúchos com chuva no horizonte
Chegamos ao Chuí às 20h e fomos tirar algumas dúvidas com o pessoal da Receita Federal e da Aduana. Conseguimos um hotel a R$25/pessoa. Colchão confortável, café-da-manhã, ventilador funciona e não fede (muito). Persiana quebrada, porta que não fecha direito, sem TV, sem Internet, uma lâmpada quimada, sem Internet, água do chuveiro sem pressão, sem Internet, infiltração no banheiro, sem Internet, baratas e principalmente, não tinha Internet. O carro acabou pousando na rua pois o estacionamento já tinha fechado.

"Super" Hotel

Jantamos uma ótima Pizza/metro, compramos alguns alfajores e ligamos para casa para a paz das mães.

Janta "sofisticada" no 1º dia
¡ALFAJORES!
Após dar uma brincadinha praça principal, do lado uruguaio, combinamos de hoje (04/01) sair bem cedo (o café é servido às 8h), postar no blog, fazer umas compras (a cidade parece uma mini Ciudad del Este) e concluir os procedimentos aduaneiros. O objetivo é passar por Punta del Este e se hospedar em Montevidéu ainda nesse dia.

Brincando na praça central


Saldo da brincadeira com combustível e pedágios até o momento:
1300km a 13km/l
Aproximadamente R$50 de pedágio, a maior parte no Rio Grande do Sul.

Vamos ver como nos saímos nos paises hermanos!

P.S. Ainda não terminei de escrever o outro post, mas foi muito cansativo e só conseguimos lugar para dormir às 2h. Esperamos por o outro post hoje, mas não prometemos nada!

8 comentários:

  1. Vocês são loucos, fato!
    E.. não deixem o Raul dar palpite, arranjem aquelas moedas que só têm coroa, hahaha
    Brincadeira maninho lindo! a maninha te ama!
    na verdade... depende.. você vai trazer alfajor pra mim? :P

    ResponderExcluir
  2. Boa viagem pra vocês!! (um pouco atrasado)
    Divirtam-se! Tragam alfajores²! =)

    ResponderExcluir
  3. tbm quero alfajor!! rsrs
    Permanece sendo a mesma Variant? não lembrava q ela era vermelha... está bem bonita =)
    Se cuidem!!
    Bjosss
    Júlia

    ResponderExcluir
  4. Raul
    Continue nos atualizando coms posts
    para que a saudade não bata mais forte!
    Esperamos que dê tudo certo
    Beijo da mamãe a todos!
    te amo

    ResponderExcluir
  5. Muitho loucos rsrs
    Estamos todos acompanhando, aguardamos próximos capítulos hehe
    Se divirtam e que os anjinhos os acompanhem :)
    bjusss
    Kelly, Cris, Alex, Lu,e cia ltda rs ( Ahhh tbm queremos Alfajor hauhaah)

    ResponderExcluir
  6. Bom vamos comprar uma carretinha para podermos carregar tantos alfajores, e calma os Uruguaios sao bons mas nenhum bate os argentinos....
    Hj rumo a Buenos Aires... post daqui a pouco

    ResponderExcluir
  7. Poutss e pense no tamanho dessa carretina em Raul, hoje pela manha para matar a fome teve Alfajor de Sobremesa, o coisa boa em. Queriamos conhecer a cidade de Colonia Del Sacramento, mas hoje è ferido de Reis , esta tudo fechado.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Simbora povo!!!
    Ó, a idéia dos alfajores dos posts anteriores é muito boa... mas tragam tanto os argentinos como os uruguaios! Meu controle de qualidade tem que testar os dois para ver qual é melhor.

    ResponderExcluir