Resumão de Buenos Aires a Santiago

Bem pessoal, como vocês podem ver estou com os posts muito atrasados. É simplesmente impossível fazer tantas coisas e descrevê-las com detalhes. Eu não queria fazer isso, mas para não deixá-los na mão vou escrever textos bem curtinhos apenas para situá-los e “jogar” umas fotos. Porém pela lerdeza na seleção das fotos e montagem do layout (a ferramenta WYSIWYG do bogspot é uma m****). O último post completo, escrevi já faz uma semana. E só estou publicando hoje junto com esse texto. Eu sei que eu sou enrolaldo e tudo, mas simplesmente não dá tempo.

Primeiro: Estamos todos bem! Ótimo. Agora uma geral pelo nosso roteiro e onde estamos agora.
Buenos Aires é uma ótima cidade, apesar de termos andado apenas pelos roteiros turísticos. Quando seguíamos em direção a Rosario vi muitas favelas na beira da estrada. A área da região metropolitana me lembra muito São Paulo, não só pelo tamanho e pelas condições sociais, mas tem algo que é difícil explicar, é uma latinidade muito forte, algo que nos aproxima, nos identifica. Isso acarreta em todas as implicações boas e ruins, porém é muito lindo e em nenhum momento me senti longe de casa.
Em Rosario nos hospedamos em um hostel (For Fun) que tinha de tudo para ser bom, pela descrição, porém o café-da-manhã foi muito fraco, o espaço é fraco e ainda sumiram com nosso presunto e queijo que deixamos na geladeira. O que valeu a pena nessa cidade foi conhecer o planetário, um dos melhores da América do Sul, com certeza. Não estava aberto na hora em que estávamos lá, estão de férias como nós, porém um dos funcionários, Walter, estava por lá pois tinha algumas coisas para fazer e nos deu muita atenção, passamos umas 4h com ele. Foi um dia inesquecível.
Córdoba é uma cidade muito legal, tem muitas coisas para fazer e o povo também é muito amistoso. A estrutura da cidade é muito boa e do hostel em que ficamos (Córdoba Backpackers) também. Incluindo uma parede de escalada dentro do próprio prédio! Os funcionários muito atenciosos, dispostos, gentis e preparados. Os outros hóspedes que conhecemos também muito legais. Se quiser ir a Córdoba, reserve uns 5 dias e uma vaga nesse hostel. Muito bom.
Enquanto cruzávamos a serra de córdoba em direção a Mendoza paramos no observatório, um passeiozinho bem legal. Depois paramos para almoçar no alto da Serra. Ai sim percebi o quão longe de tudo estávamos.
Mendoza também é muito legal e limpa. Tantas coisas a se fazer quanto em Córdoba, só que com A cordilheira e quilômetros quadrados de vinhedos a seus pés. Imperdível. Dessa vez não conseguimos um hostel, apenas um hotel de uma estrela como em Montevideo. Bonzinho e com um café-da-manhã bem gostoso. A água do degelo dos Andes é armazenada em um dique para servir a cidade. Toda a água da cidade é pura, inclusive tem bebedouros públicos nas praças.
Sexta-feira foi o dia de cruzar a cordilheira. Antes de começar a subida, que do lado argentino eu achei mais bonito, paramos em uma lagoa azul esverdeada, bem gelada, e que uma antiga estrada foi alagada por ela. Apenas eu e o Raul nos banhamos, o que foi muito restaurador. Na aduana chilena teve uma pane elétrica e ficamos parados muito tempo, ainda mais porque eu e o Raul decidimos escalar uma parte para buscar gelo, que nessa época já quase não tem mais. Depois de tudo feito descemos os "caracoles" com o pôr-do-sol. A Juliana adorou a silhueta dos Andes a noite no caminho para Santiago.
Aqui nos hospedamos no Happy House Hostel e já estamos fazendo o check-out. O Lucas foi procurar uma auto-elétrica pois estamos com problemas nos piscas desde ontem a noite.
Hoje a noite vamos para La Serena conhecer alguns telescópios locais e depois vamos para Antofagasta.

Além de tudo, ainda vou ficar devendo as fotos. Agora é hora de fazer check-out e conhecer a cidade.

Novo post a perder de vista.

1. É Vitão, fiquei com uma bruta curiosidade de ver as fotos desta lagoa gelada. Posta ai que estamos todos esperando!