Dia 05/01 - Montevideo a toda!

Neste dia saimos para fazer o roteiro turístico na calle (rua) 18 de Julio. Na primeira quadra já encontramos uma réplica do David de Michelangelo em frente ao Palacio Municipal. Uns 7m de altura na minha opinião. "Bem alto" na opinião do Raul. Compramos umas lembrancinhas numa feria (feira) de artesanato. Tango en la calle (contratado pelo restaurante) Depois Vimos o marco zero das distâncias rodoviárias na Plaza Cagancha. Todas as placas de quilometragem se referfem a esse lugar. Outro fato curioso é que quando há passagens de um único veículo, como por exemplo uma ponte, o veículo que stá indo em direção a Montevideo tem a preferência de cruzá-la.

Réplica do David de Michelangelo em frente Palacio Municipal. "Bem grande"

"Plaza de la Comida" e feria de artesanatos

Marco Zero das distâncias rodoviárias. Ao fundo o edifício Sofia (Não sei o que tem!).
Pequena porém razoável. Ao lado do marco zero.

Tango en la calle

Na Plaza Fabini, havia uma exposição subterrânea, chamada oportunamente de "subte", não havia nenhum turista! Mas era bem legal. Veja as fotos:

Escadaria de acesso
Quadros da exposição "Gambiarras" do brasileiro Cao
Assistindo a um dos vídeos em projeção
Sala XXS

Essa sala XXS é um corredor que fala sobre a dualidade do ser e sua formação. Imperdível.

Uma coisa realmente impressionante é o mausoleo del Coronel Artigas na Plaza de la Independencia. Um salão de (aproximadamente) 20x20m todo em mármore preto com letras em relevo iluminadas por baixo por toda a parede, destacando fatos importantes de sua vida. No fundo, fechada numa caixa de acrílico e guardada por dois soldados em trajes tradicionais (com bainha e espada), uma grande urna com seus restos mortais. Absolutamente embasbacante =O
Estátua em cima do mausoleo

Sem mais palavras
Depois almoçamos um pancho (cachorro-quente) com sprite e passamos por outra praça com uma feria de antiguidades. Muitas coisinhas legais da segunda guerra, colecionáveis (fósforos, chaveiros, penas, facas), roupas (camisetas, luvas, chapéus...) e pequenos artesanatos.
Nunca peçam um pancho fora do Brasil. Simplesmente não vale a pena

Isso porque a banquinha é bem profissional!

Numa paralela também passamos pelo palacio Taranco. Um belo museu que no andar de baixo tem cerâmicas antiquíssimas (desde o século XI) para preparo de perfumes, bálsamos, chás, tinturas, maquiagem e lâmpadas  (lamparillas). No andar de cima móveis que parecem saídos de um castelo francês do século XXVII. Alguns realmente o são. Pianos de cauda e espelhos com mais de três metros de altura. Expressionante :@ Mas sem fotos (proibido). Fica em frente a plaza Zabala:
Pode parecer que não, mas dentro desse prédio tem uma riqueza inestimável

Agora algo para os aventureiros, desbravadores e principalmente: pescadores. No final dessa península que forma a parte velha da cidade tem um quebra-mar com uma antena na ponta. Com quase um quilômetro de extensão, essa estrutura de concreto e rochas enche de pescadores o dia todo. O detalhe é que são pessoas humildes, geralmente em bicicletas e motos e a noite essa região não deve ser frequentada por turistas. Recebemos mais de uma vez avisos sobre tomar cuidado com câmeras e falar alto.

Quebra-mar ao lado do porto que os locais usam como área de pesca
Oi!
Ainda falta para o por-do-sol
Fazendo tonterias sempre!
Na volta para o hotel passamos pelo mercado del puerto que já estava fechando, mas pelos preços que vimos fixados nas paredes dos restaurantes parecia ser bem caro. Coisa pra quem pode.
Paramos num mercado ta-ta (uma rede popular de mercados) para comprar a janta. A maior parte das coisas está no memso preço que em Curitiba ou mais caras, que é o caso das carnes. Mesmo os refrigerantes retornáveis (cujo casco custa proximadamente um real) ainda saem mais caros que os descartáveis brasileiros. Compramos umas salsichas, macarrão, arroz e polenta.
Depois de sermos informados pela dona Emilia que não poderíamos usar sua cozinha, fomos a la playa ver o sol se por no oceano e jantar. Muito bom ou totalmente excelente são descrições que não alcançam a grandeza do momento.

Cozinhando a janta

Mais tonterias!

Después fomos ao parque de diversões ao lado como quatro crianças risonhas =)
Raul e Juliana no samba. Tocou "Llora me llama", grande hit do verão hispano-americano

Nessa espécie de chapéu mexicano fomos nós quatro.

Para finalizar o dia em baixo estilo, o Lucas resolveu verificar um barulho que já o incomodava desde o Brasil na suspensão dianteira esquerda. Após uma boa avaliação ele decidiu substituir o amortecedor. Como uma peça do amortecedor antigo ficou presa na estrutura que prende na roda, foi necessário limar ela até que rompesse para poder retirá-la. Colocamos o amortecedor novo e... o barulho continuou. Resultado final: Ficamos mais de uma hora mexendo no carro no escuro para quebrar uma peça que estava boa. Pelo menos não ficamos na rua, rs.
Sem comentários :-/

Momento plus a mais: pela orla da praia sempre tem banheiros químicos gratuitos (limpos) disponíveis.

P.S. Faltam algumas fotos. Depois atualizo o post.
Editado às 5:30 da manhãdo dia 11: atualizado.